quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Divergente - Veronica Roth

Meu exemplar de Divergent
Boa noite galerinha! Mais uma resenha quentinha saindo do forno para vocês! O Exemplar de hoje é o primeiro livro da saga Divergente, mas não se preocupe! Farei de cada livro da trilogia separadamente, então pode ler o post tranquilo, pois não terá nenhum spoiler do próximo livro! 
Essa saga sem dúvida você já ouviu falar ou já viu o trailer do filme ou já assistiu o próprio filme! (crítica ao final também comparativa com o filme!) Contudo, é uma saga que sofre muito preconceito e muitas dúvidas, por isso vim trazê-la a vocês. Além de que o final da saga dá muitas opiniões que fazem jus ao título, "divergentes".
Não se assustem por meu exemplar ser em inglês, é uma coisa que vocês verão muito aqui no blog, devido a erros de traduções que me incomodam e por gosto pessoal, mas não se preocupe, é a mesma coisa. Só implicara que algumas palavras botarei em inglês, pois não sei o termo usado no livro em português, mas darei a tradução ao lado, não se preocupe.
Ressalvo também que essa resenha é de ponto de vista de divergente, ignorando assim possíveis descobertas em insurgente ou convergente, evitando assim, spoilers desnecessários.

Resenha:

O mundo foi destruído e os que sobraram tentaram reergue-los, cada um à sua crença sobre o que acreditavam, formando assim, cinco facções com suas linhas de crenças. E estas são:
  • Abnegação, acredita que o mundo foi destruído devido ao egoísmo das pessoas, logo aqueles que a essa facção pertencem, são altruístas. Sempre ajudando ao próximo que necessita de sua ajuda. Assumindo lugares de autoridade em cunho político.
  • Amizade, acredita que o mundo foi destruído devido à maldade das pessoas, logo aqueles que a essas facção pertencem, são pacíficos. Vivem em paz com as pessoas e com a natureza, buscando a coabitação entre os dois em harmonia. Nunca levantando uma arma contra outra pessoa usando, assim, o dialogo sempre que preciso. Assumindo lugares de autoridade em cunho político, agrícola e pecuário. 
  • Audácia, acredita que o mundo foi destruído devido à corvadia das pessoas, logo aqueles que a essa facção pertencem, são corajosos. Dispostos a lutar e proteger os mais fracos e necessitados. Assumindo lugares de autoridade na polícia e em áreas militares.
  • Cordialidade, acredita que o mundo foi destruído devido às mentiras das pessoas, logo aqueles que a essa facção pertencem, são verdadeiros. Nunca mentem, com compromisso sempre com a verdade. Assumindo lugares de autoridade nas áreas jurídicas.
  • Erudição, acredita que o mundo foi destruído devido à ignorância das pessoas, logo aqueles que essa facção pertencem, são inteligentes. Sempre em busca de conhecimento, conhecer o meio em que vivem e uma melhor forma de vida para todas as facções, proporcionando, tecnologia e conhecimento. Assumindo lugares de educadores, engenheiros e áreas em geral de conhecimento.
Aos dezesseis anos, cada jovem deve passar por um teste de simulação que lhe ajudará a saber qual facção pertence. Pois sim, nem todos vão para a facção à qual nasceram, eles têm o direito de mudança, apesar de que a chance disso acontecer é pequena, mas acontece. 
Nesta simulação, cada jovem é testado de acordo com os princípios de cada facção, para que assim, de forma involuntária, possa ser determinado qual a facção mais correta para ele. 
A escolha da facção é tão importante que o lema é: Faction before blood. Facção antes do sangue, em tradução livre.
Contudo, independente da escolha, se é manter-se na mesma facção ou mudar, cada um passa por um teste para poder fazer parte da facção, afinal vocês escolhem a facção, agora ela precisa escolher vocês (adaptação da fala do personagem Eric). 
Para quem escolhe a Abnegação, a esta é dado um teste para provar que é altruísta, não muito especificado no livro, mas é dado como um teste simples que geralmente muitos passam. Na Amizade, não é dito como é o teste no livro, mas sem dúvida algo que mostra sua vida pacífica. Audácia tem o teste mais complexo e comprido, tendo que passar na primeira parte por um teste físico e na segunda parte um teste mental. Cordialidade, (para mim o mais terrível) a pessoa é submetida à um soro da verdade em praça pública respondendo perguntas íntimas. Erudição, a pessoa faz um teste, como um vestibular. 
Caso reprovados, os iniciados são designados a viver uma vida como factionless, OS SEM FACÇÃO, em tradução livre, que como o nome diz são os que não possuem facção, aqueles que vivem a margem da sociedade sem direitos ou regalias, são dados como os mendigos, uma vida à qual ninguém quer.
Desculpem a longa explicação histórica, mas juro que é altamente necessário

Beatrice Prior, tem dezesseis anos, nascida na Abnegação se vê tendo que passar pelo teste de seleção. Ela está muito apreensiva, pois não consegue achar onde consiga se encaixar.
Mas suas dúvidas não era à toa. 
Quando submetida a simulação, seu teste alega indefinido.
Beatrice é um caso dado como raro, ela é DIVERGENTE, logo ela não se encaixa em uma só facção, no caso dela, se encaixa em três, sendo elas: erudição, abnegação e audácia.
Contudo ela escolhe ficar na Audácia.
Durante o livro é vista essa jornada de Beatrice, ou Tris, como ela escolhe ser chamada em sua nova facção. Suas dificuldades em meio aos testes que esse ano tiveram algumas diferenças.
Four (Quatro) e Eric, são os dois responsáveis para cuidar dos iniciados, na primeira fase do teste são separados entre nascidos na audácia e transferidos. 
Os destemidos começam tendo que pular para dentro e para fora de um trem em movimento, depois, ter coragem de pular de um prédio mesmo sem saber o que tem lá embaixo.
Na primeira fase eles passam por testes de luta, tiro e disciplina, tendo até um jogo de "paintball" mostrando estratégia e trabalho em equipe. Tudo é pontuado e ao final da primeira fase os que ficarem abaixo do ranqeamento são expulsos e devem viver como sem facção.
Na segunda fase eles passam por um teste psicológico, onde os iniciados são submetidos a uma capsula onde terão que enfrentar seus maiores medos, um a cada sessão onde no ultimo dia, quem enfrentar todos os seus medos em menos tempo entra para a Audácia, mais uma vez é feito um rancking onde os menos qualificados são expulsos da facção. 
Contudo, durante todo esses treinamentos o verdadeiro objetivo da história está rolando. 
A Erudição acusa a Abnegação de estar tomando posse da maior parte da quantidade de comida destinada às facções e com isso entregando para os sem facção. 
Indignados, os eruditos, à comando de Jeanine Matthews, decidem que está na hora de tirar o poder da Abnegação, começando assim a rebelião no sistema. 
Esta rebelião é o que moverá todos os livros, então para saber mais sobre o que Jeanine pretende fazer para tomar o poder e quem é o lado certo (eruditos ou abnegadores?), mas acima de tudo, quem ganhará e quem serão os aliados de quem nessa disputa, só lendo esse livro e se aventurando. 

Crítica:

Para essa obra de Veronica Roth em particular, Divergente, eu dou uma nota de 9. Mas devo ressaltar que um 9 por arredondamento, pois minha nota intercala entre 8 e 9. Contudo, deixe-me explicar o porquê da minha nota.

  • Primeiro, o livro tem uma ideologia muito boa, um assunto muito bom, o que ganhou a maioria dos meus pontos, pois o livro te leva a refletir sobre o que muitas vezes consideramos que é o problema do nosso mundo. Contudo, ao mesmo tempo que elevou minha nota isso também diminuiu. Aí você me pergunta, MAS POR QUE, LIH? É simples a resposta, caro leitor. Tais pensamentos não são bem questionados nesse primeiro volume da saga, deixando muito vago e só te fazendo realmente questionar sobre isso em seu termino por apenas poucos capítulos, algo que incomoda, mas não ao ponto de ter uma nota ruim, pois o que veio antes não é desnecessário, ele segue uma ordem boa. Contudo tem esse mesmo esquema que pode-se encontrar na saga Jogos Vorazes. (Apesar que deixo claro que uma série não tem nada a ver, com a outra)
  • Segundo, o livro você lê rapidamente, o que particularmente é maravilhoso, pois lhe desperta essa necessidade de ler, entretanto, durante a leitura você não sabe ao certo qual o real objetivo da saga até perto do final, o que para alguns leitores pode gerar fadiga, mas devo dizer que pelo menos para mim valeu a pena continuar.
  • Terceiro, personagens muito bem elaborados e apaixonantes! 

Então devo ressaltar que é um livro muito bom, mas necessita de vontade e curiosidade para ler, não deve ser lido como um livro qualquer, mas deve ser questionado, deve ser refletido, pois o livro lida com assuntos polêmicos que não devem ser desperdiçados.
Para amantes de jogos vorazes, já acostumados com o esquema de leitura onde o real objetivo do livro e desvendado e desenrolado só no final e nos próximos livros da saga, sem dúvida esse não será um problema. Afinal quem leu jogos vorazes (próximas resenhas virão da saga), só em Em Chamas, pode descobrir o real motivo.
Contudo temos uma boa diferença, diferente da saga do Tordo, a saga Divergente, logo no primeiro livro vai te mostrar o real objetivo, tirando da boca de muitos que falaram isso de Jogos Vorazes que O livro não necessitava continuação e virou trilogia só para ter mais dinheiro.
Desde o primeiro Veronica vai te mostrar o porquê de existir cada personagem, o porquê de Tris ser a personagem principal, nada é em vão ou por um acaso, o livro segue uma lógica do começo ao fim, mostrando que sim, ela precisa ser uma trilogia.


Agora falemos um pouquinho de divergente nas telinhas!

Para quem não sabe, o filme desse livro já foi lançado, mas não se preocupe, pode assistir antes ou depois de ler. Pera ela disse antes??? Sim eu disse antes. Para quem ler depois não tem muito o que reclamar, a escolha dos personagens são perfeitas, devo dizer até impecáveis, mas como natural críticos que somos, temos sempre algo com o que reclamar, como a pouca importância dos amigos dela e um maior que já direi.
Para quem não leu o livro, pode ver porque o filme tem um final DIFERENTE do livro.
Maluco, jogada de marketing, revoltante ou tudo ao mesmo tempo? Talvez...
Mas isso não faz o filme ruim, só frustrará os leitores críticos, como eu, mas surpreenderá os novos leitores que ficaram chocados. Afinal, o final é diferente, mas não é maluco ou altamente desconexo, apesar de me irritar um pouco x_x

Ler nunca é demais e definitivamente esse livro que dá início a essa trilogia vale a pena ser lido.

Espero que gostem e não deixem de comentar o que acharam,
beijinhinho,
Lih Falcão

Desenho criado e feito por MIM! Tris tendo que fazer suas escolha sobre as facções.
Legenda dos símbolos das Facções da esquerda pra direita de cima para baixo:
Audácia, os bravos. Eruditos, os inteligentes. Cordialidade, os honestos. Abnegação, os altruístas. Amizade, os pacíficos
Legenda dos lemas escritos à direita de cima para baixo:
Uma Escolha pode transformá-lo. 
Uma Escolha decidirá seus amigos. Uma Escolha definirá suas crenças. Uma Escolha determinará suas lealdades para sempre. Uma Escolha pode lhe destruir.




3 comentários:

  1. Sinceramente, já tinha desistido de ler a saga devido aos vários spoilers que esfriaram meu interesse e.e mas esse post despertou um interesse enorrrme e mim e, com certeza, lerei Divergente o mais rápido que puder *---*

    ResponderExcluir
  2. Esse livro, tanto eu como vários amigos meus, já lemos e adoramos. É um livro que te prende, e eu como "leitora afobada" sofri um pouco na hora de lê-lo. Adorei sua resenha, foi muito boa, mas em Divergente eu fico meio "em cima do muro" por um lado, acho que o romance poderia ter sido mais elaborado, por outro, acho que as "tensões pre-revolução" deveriam ter tido maior foco. Bem, essa é minha opinião :)
    Mas admito, sempre me procuram para recomendações de livros, e uma frase que ouço bastante é "É tipo Jogos Vorazes?" Acho que agora vou indicar sua resenha, toda vez que me perguntarem isso kkkkk
    ps: Ainda não assisti o filme, mas pretendo assistir. Ah, seu desenho ficou lindo, e lembra bastante a Tris que eu imaginei ^.^
    Beijos Lih

    ResponderExcluir
  3. Sou Abnegação <3 (quer dizer eu fico na abnegação, mesmo que meu teste tenha dado audácia)

    ResponderExcluir